sábado, 31 de março de 2012

Sobre o Fantasma do “E Se…”

O nome daquilo era MEDO...

Aquele mesmo que sentiu quando caiu do balanço no parquinho pela primeira vez quando ainda criança.
Todo domingo de sol acordava ansioso para ir ao parque, encontrar os amigos, alçar vôos cada vez maiores no seu balanço preferido. Cada nova vez no brinquedo queria extrapolar todos os limites e ir cada vez mais alto.
Até que um dia ele caiu do balanço!
Até que num lindo e ensolarado domingo no parque, as mãos ficaram frágeis demais e ele caiu do balanço.
E a partir desse trágico dia, tudo em sua vida girava em torno de um letreiro luminoso gigantesco que piscava intermitentemente: “E SE…”.
Era tanta dúvida, tantas vírgulas, reticências e interrogações que era impedido de dar dois passos adiante sem que ficasse estagnado dois passos atrás.

E se der errado? E se acontecer de novo? E se doer, se ferir, se machucar? E se for em vão e se não for?
Eram muitos “se”, eram muitas possibilidades ou impossibilidades numa frase só.

Era uma gramática inteira de pontuações empregadas da maneira errada num romance que mais parecia um conto breve.
A gente acorda, dá um beijo no namorado(a), toma banho, faz o café, trabalha, dança, volta pra casa, prepara o jantar, beija o namorado(a), assistem TV até pegarem no sono, dorme e no outro dia começa tudo outra vez.
Mas a verdade é que ninguém sabe como vai ser o dia de amanhã!
De forma que, o único “e se” perdoável é aquele que te permite viver intensamente o agora, o HOJE!
E se não houver o dia de amanhã?
Nunca mais subiu num balanço na vida.

A adrenalina gerada pela simples entrada no parque era tão grande, que só a aproximação do brinquedo o fazia relembrar da queda.
E se afastava. Sabia que podia ser seguro novamente, mas o temor da possibilidade criava uma barreira enorme entre o menino e o balanço.
Perdeu risos, o ar puro de quando chegava ao ápice de seu vôo, perdeu os cabelos soltos ao vento, o sol iluminando a face quando chegava ao ponto mais baixo da trajetória, perdeu requintes de felicidade que não voltariam mais.
A verdade é que tem certas coisas na vida que a gente só descobre o rumo delas, entrando no caminho, ou seja, tentando.
A gente deixa de tomar atitudes, transfere comportamentos, arruma desculpas pra problemas que seriam facilmente resolvidos com uma palavra que abre portas: “sim”.
Sim, eu me permito tentar.
A possibilidade de cair do balanço sempre existe, mas não me parece justo desistir de um desejo, de um sonho, por puro medo.
Tirar o pé do chão às vezes dá um certo receio, uma insegurança acerca do tamanho da queda se o pé não repisar na hora certa.
Mas até pra andar e ir adiante, a gente precisa sair um pouco do chão seguro.
É preciso coragem.
Cair não fere ninguém.
Pode doer, deixar um ou dois arranhões, mas com o tempo isso passa, o que fere de verdade é a cicatriz que não te deixa esquecer do que passou.
Já dizia uma sábia amiga minha: O “não” você já tem, busque o “sim”.
Porque a gente não precisa que todos os passeios no balanço da vida dêem certo, a gente precisa que funcione só uma vez, uma “vezinha” só, e já vai ser  válido, já vai ser eterno... 

Todo dia é dia de recomeçar, de dar uma chance ao sim.
“SE” vai dar errado, não dá pra prever.
Porque se der errado você pode amaldiçoar o mundo inteiro, mais vai dormir com a cabeça tranqüila no travesseiro que você fez o que estava ao seu alcance fazer.
Em compensação, se funcionar, o Universo garante nada menos do que a felicidade, cabelos soltos novamente ao vento e uma infinidade de pontuações gramaticais que não refletem em nada o peso de uma vírgula ou uma reticência.

O menino temia o balanço. Ficava ali sentado perante seu brinquedo favorito sem conseguir brincar.
Enquanto todos a sua volta enfrentavam seus medos e receios. Enquanto todos se divertiam no ali e no agora, sem pensar no amanhã, ele só conseguia observar, lamentar e calar. Sozinho.
Um dia ele vai envelhecer, assim como todos nós, e tudo que vai restar a ele são os “se”, os mesmos de quando era jovem.
A diferença é que quando a maturidade ensinar a ele que tempo não se compra, não se vende, mas sim se divide, o parque, os sorrisos, o vento no rosto, o balanço, o tão almejado balanço pode não existir mais.

Uma oportunidade perdida é um segundo que poderia ter feito a diferença pro resto da sua vida.
 
“E se” esse minuto voltar, não vai ter a mesma força, o mesmo ímpeto, o mesmo querer.

Por isso antes de desistir da brincadeira, de abandonar o balanço, o parque, as flores… Não se perca. Não perca o minuto, não perca o balanço.

“E se” só dessa vez, for diferente?

domingo, 25 de março de 2012

A Felicidade Só é Utópica pra Quem não Acredita Nela


Reclamar da vida é um VÍCIO pior que café ou cigarro. 

Principalmente em lugares onde o caos reina, como nas grandes cidades, estar feliz ou buscar a felicidade é visto como uncool, como besteira de gente que não vive com os pés na Terra. 
O cara que aplaude o pôr-do-sol é visto como louco – o que reclama do calor do verão e do frio do inverno, não...
Porque, pra alguns, bom mesmo é reclamar da vida, usar o FB e o twitter como muro de lamentações, cultuar o lado negro da nossa existência. Afinal, pouca gente consegue lidar com a leveza da felicidade.

Sempre é difícil falar de sentimentos, pois eles não podem ser descritos por palavras. Principalmente para nós, que deixamos de lados nossos outros sentidos, e confiamos nas transmissões de idéias e sentimentos através da fala. 
Daí a gente passa a vida toda tentando explicar fenômenos como a felicidade. 
O que significa ser feliz? 
É possível sermos felizes ou somente estarmos felizes? 
Essa questão é tão complexa, que em idiomas como na língua inglesa, ser e estar é uma coisa só – “We are happy” pode ser tanto somos felizes, como estamos felizes.

Eu vejo uma grande diferença entre os dois termos.

Acredito, humildemente, que felicidade é algo que se busca TODOS os dias. 
Temos uma mania nociva que tende a nos levar pra baixo em muitos momentos da vida. 
Vemos sempre mais razões para reclamar das coisas, do que para celebrá-las. 
É aquela história de ver o copo meio vazio ou meio cheio. Como quando acordamos atrasados para ir trabalhar e, ao chegar na garagem, a bateria do carro acabou. 
Como seres mimados que somos, reclamamos que a vida é injusta, que isso tem que acontecer justamente com a gente, bem no dia que estávamos atrasados. 
Estupidamente, reclamamos da vida quando deveríamos dizer – “Acabou a bateria, mas UFA, que bom que eu tenho pernas pra andar até o metro e dinheiro para pagar minha passagem.” A ingratidão reina.

E são exemplos assim que me fazem pensar na metáfora da bifurcação, quando pensamos em felicidade – o tempo todo, somos sujeitados a situações nas quais nos vemos em frente a uma bifurcação. 
Como no caso do carro sem bateria – assim que você constata o problema, você fica de frente para duas estradas – a do lado negro (e mais tentadora) que é reclamar, mal-dizer, ficar de mau-humor. E a do lado da luz – pensar que sempre poderia se pior e agradecer por todos os outros presentes que a vida te dá.

A sua escolha nesses momentos, determina o caminho que você traça diariamente na sua vida. Ora, pois se nesse exato momento, você está onde está, isso se deve a suas escolhas – sejam elas boas ou ruins. 
Se você sempre escolhe o lado negro, você vai entrando num túnel de sombra, que deixa seus dias pesados, dolorosos, sofridos. 
Seu mau-humor por causa do carro vai fazer com que você chegue no trabalho nervosa. Aí a recepcionista vai falar algo com você e você dá uma patada – claro, como poderia ser diferente. E aí você responde a um email com tolerância zero. Sua amiga te liga e você despeja nela sua lista de problemas. 
E assim por diante, até que, no fim do dia, você constata (ou não, o que não muda nada) que você não teve um dia feliz. 
E, o pior de tudo, com a sua energia pessimista, você contaminou milhares de outras pessoas – as que não estavam preparadas e com o corpo fechado, com certeza foram contaminadas e espalharam a energia ruim para muitas outras. Assim inicia-se um ciclo.

Mas o ciclo também pode ser do bem, quando você escolhe o caminho da luz em frente as dificuldades da vida. O carro ficou sem bateria – tudo bem, o que não tem remédio, remediado está. 
Você vai para o trabalho de ônibus apertado, mas em vez de reclamar, dá graças a Deus por não ter que depender do transporte público todos os dias. 
E aí do próprio ônibus, você liga para o seguro, que guinchará seu carro até a próxima mecânica. Pronto. Com um pouco de reflexão, você mais uma fez escolheu estar feliz. 

A dor é inevitável, o sofrimento é opcional. 
Sua energia boa contaminará outras pessoas e, mais uma vez, inicia-se o ciclo – dessa vez, na luz.
Por isso, acredito que a busca pela felicidade seja eterna. 
Se felicidade nada mais é do que a FELIZ + IDADE, há somente um momento para sermos felizes – o de AGORA. O amanhã, ninguém sabe, e o ontem foi-se. 

E se é melhor SER ALEGRE que ser triste, devemos ter como meta de vida buscar a felicidade em cada momento, em cada dia, em cada conversa. 
Ninguém disse que seria fácil, por isso afirmamos que ser feliz é pros corajosos. Pra aqueles gratos, que enxergam o valor dos presentes na vida. 
Uma borboleta que entra numa sala, pode ser para alguns um inseto horroroso e assustador e pra outros um sinal divino. 
Determina-se isso, através das bifurcações invisíveis da vida.


E você pode terminar de ler esse texto achando que tudo isso foi uma grande babaquice, que você perdeu seu precioso tempo para ler um monte de blablabla, ou você pode terminar de ler e refletir sobre os fatos que te tocaram nele. 
Cada ESCOLHA, cada ATO, cada PALAVRA conta para montar a REALIDADE dessa vida cheia de incógnitas. 
Afinal, a felicidade só é UTÓPICA, para quem NÃO ACREDITA nela.

quinta-feira, 22 de março de 2012

A Alegria na Tristeza


Poema do uruguaio Mario Benedetti.
No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.

O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.


Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.


Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia.
Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.

Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.


Sentir é um retiro, fazer é uma festa.
O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.

Uma pessoa triste é evitada.
Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais.
Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. 
Triste é não sentir nada.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Pessoas que entram em nossas vidas

Pessoas entram em nossa VIDA, por uma RAZÃO, por uma ESTAÇÃO ou por uma vida INTEIRA.

Quando percebermos qual motivo é, saberemos o que fazer com CADA pessoa.

Quando alguém está em sua vida por uma razão é, geralmente, para suprir uma NECESSIDADE que você demonstrou.
Elas vêm para auxiliar em uma DIFICULDADE, fornecer apoio e ORIENTAÇÃO, ajudar física, emocional ou espiritualmente.
Elas poderão parecer dádiva de Deus. E SÃO!!!
Elas estão lá pela RAZÃO que você PRECISA que estejam lá.
Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa RELAÇÃO a um fim.
Às vezes, essas pessoas morrem.
Às vezes, elas simplesmente se vão.
Às vezes, elas agem e te forçam a tomar uma DECISÃO.
O que devemos entender é que nossas necessidades foram ATENDIDAS, nossos desejos preenchidos e os trabalhos DELAS feitos.
As suas ORAÇÕES foram atendidas. E agora, é tempo de IR...

Quando pessoas entram em nossas vidas por uma ESTAÇÃO, é porque chegou sua vez de DIVIDIR, CRESCER e APRENDER.
Elas trazem para você a experiência da PAZ, ou fazem você rir.
Elas poderão ensinar ALGO que você nunca fez.
Elas, geralmente, dão uma quantidade enorme de prazer. Acredite! É REAL!!
Mas, SOMENTE, por uma estação.

Relacionamentos de uma vida INTEIRA ensinam LIÇÕES para a vida inteira. Coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida.
Sua tarefa é ACEITAR a lição, AMAR a pessoa e colocar o que você aprendeu em uso, em todos os outros RELACIONAMENTOS e áreas de sua VIDA.

É dito que o AMOR é cego, mas a AMIZADE é clarividente.

Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro.
Ame como se você nunca tivesse sido magoado.
Dance como se ninguém estivesse observando.
O maior risco da vida é não fazer nada.

sábado, 17 de março de 2012

Dalai Lama...


 Um lindo texto pra refletirmos no fim de semana... 

· Dê mais às pessoas... MAIS do que elas esperam, e faça com ALEGRIA.
· Decore seu poema favorito.
· Não ACREDITE em tudo que você ouve, GASTE tudo o que você tem e durma tanto quanto você QUEIRA.
· Quando disser "Eu te amo" OLHE as pessoas nos olhos.
· Fique noivo pelo menos seis meses ANTES de se casar.
· Acredite em AMOR à primeira vista.
· Nunca ria dos SONHOS de outras pessoas.
· Ame profundamente e com PAISÃO. Você pode se machucar, mas é a única forma de VIVER a vida completamente.
· Em desentendimentos, brigue de forma JUSTA, não use palavrões.
· Não JULGUE as pessoas pelo seus parentes.
· Fale devagar mas PENSE com rapidez.
· Quando alguém perguntar algo que você não quer responder, sorria e pergunte: "Porque você quer saber?".
· Lembre-se que grandes AMORES e grandes conquistas envolvem RISCOS.
· Ligue para sua MÃE.
· Diga "saúde" quando alguém espirrar.
· Quando você se deu conta que cometeu um ERRO, tome as atitudes necessárias.
· Quando você perder, não perca a LIÇÃO.
· Lembre-se dos três R's: RESPEITO por si próprio, respeito ao próximo e responsabilidade pelas ações.
· Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande AMIZADE.
· SORRIA ao atender o telefone, a pessoa que estiver chamando ouvirá isso em sua voz.
· Case com alguém que você goste de CONVERSAR. Ao envelhecerem suas aptidões de conversação serão tão importantes quanto qualquer outra.
· Passe mais TEMPO sozinho.
· Abra seus braços para as MUDANÇAS, mas não abra mão de seus valores.
· Lembre-se de que o SILÊNCIO, às vezes, é a melhor resposta.
· Leia mais LIVROS e assista menos TV.
· Viva uma VIDA boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e olhar para trás, você poderá aproveitá-la mais uma vez.
· Confie em DEUS, mas tranque o carro.
· Uma atmosfera de amor em sua CASA é muito importante. Faça tudo que puder para criar um lar tranquilo e com HARMONIA.
· Em desentendimento com entes QUERIDOS, enfoque a situação atual.
· Não fale do PASSADO.
· Leia o que está nas entrelinhas.
· Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a IMORTALIDADE.
· Seja GENTIL com o planeta.
· REZE. Há um poder incomensurável nisso.
· Nunca interrompa enquanto estiver sendo ELOGIADO.
· Cuide da sua própria vida.
· Não confie em alguém que não fecha os OLHOS enquanto beija.
· Uma vez por ano, vá a algum LUGAR onde nunca esteve antes.
· Se você ganhar MUITO dinheiro, coloque-o a serviço de AJUDAR os outros, enquanto você for vivo. Esta é a maior satisfação de RIQUEZA.
· Lembre-se que o melhor RELACIONAMENTO é aquele em que o amor de um pelo outro é MAIOR do que a NECESSIDADE de um pelo outro.
· Julgue seu SUCESSO pelas coisas que você teve que RENUNCIAR para conseguir.
· Lembre-se de que seu CARÁTER é seu DESTINO.
· Usufrua o AMOR e a culinária com ABANDONO total.

PESSOAS SÃO UM PRESENTE...


Pessoas são um presente. 

Algumas têm um embrulho bonito, como os presentes de natal, páscoa e festa de aniversário.
Outras vêm em embalagem comum. E há as que ficaram machucadas no correio...
De vez em quando uma registrada... São os presente valiosos.
Algumas pessoas trazem os invólucros fáceis, de outras, é dificílimo, quase impossível tirar a embalagem...
É fita durex que não acaba mais... Mas a embalagem não é o presente...
E tantas pessoas se enganam, confundindo a embalagem com o presente.
Triste se fores apenas um presente-embalagem: muito bem empacotado e quase nada lá dentro. Conteúdo interno é o segredo para quem deseja tornar-se o presente e não apenas mera embalagem...
Um presente assim não necessita de embalagem.
É a verdadeira alegria que a gente sente e não consegue descrever, só nasce no verdadeiro encontro com pessoas...
A gente abre, sente e agradece a Deus...

GAROTAS SE LIGUEM: (Escrito por homens)


Retomando meu blog... na atual situação vai ser bem corrido, mas tentarei sempre atualizar, afinal escrever, explorar é uma das atividades mais prazerosas q gosto de fazer... Espero q gostem.

GAROTAS SE LIGUEM: (Escrito por homens)  

Nós, homens, não nos importamos se você falar com outro cara.
Não nos importamos se vocês são amigas de outros caras.
Mas quando vocês estão sentadas com a gente e um cara qualquer aparece e você sai correndo e pula em cima dele, sem nem ao menos nos apresentar, é, é bastante irritante. E não ajuda se você chamar ele pra sentar com a gente e ficar conversando dez minutos com ele sem nem se dar conta do fato de que ainda estamos ali.
Não nos importamos se um cara te telefona, ou te manda uma mensagem, mas se isso acontece às 2 da manhã, nós nos incomodamos um pouco sim.
Nada de tão importante costuma acontecer às 2 da madrugada que não possa esperar até o amanhecer.
Além disso, quando te dissermos que você bonita, linda, estonteante e maravilhosa, nós estamos falando a verdade.
Não diga que estamos errados. Uma hora vamos parar de tentar te convencer.
A coisa mais sexy numa garota é confiança.
Mas ter confiança não significa ser convencida.
Não se irritem quando abrirmos uma porta para você.
Aproveitem e abusem do meu humor.
Nos deixem pagar as coisas pra vocês!
Não se 'sintam mal', nós gostamos de fazer isso.
Não é mais que o esperado. Sorriam e digam 'obrigada'.
Nos beijem quando não há ninguém olhando. Mas, se vocês nos beijarem quando sabem que alguém está olhando, ficaremos impressionados.
Vocês não precisam se arrumar para nós.
Pra começar, se formos sair com vocês, vocês não precisam sentir a necessidade de colocar a sua saia mais bonita ou passar todos os tipos de maquiagem que vocês têm.
Gostamos de você por quem você é, e não pelo que vocês têm. Sinceramente, eu acho que uma garota fica mais bonita de pijama ou com uma camiseta minha e um shortinho qualquer do que toda embelezada.
Não levem tudo o que dissermos a sério.
Piadas e brincadeiras são coisas lindas.
Tentem enxergar a beleza delas.
Não se irritem tão facilmente.
Não fiquem falando sobre como o Chris Brown, o Brad Pitt ou o Taylor Lautner são lindos. É tedioso, e nós não nos importamos. Você tem amigas pra isso.
E meninas, isso é o mais importante: se um cara não está te tratando bem, não espere que ele mude! Dispense essa vergonha para a população masculina da Terra, e ache alguém que te trate com respeito.
Alguém que honre seu código moral.
Alguém que te faça sorrir mesmo no seu pior momento.
Alguém goste de você mesmo quando você erra.
Alguém que pare o que está fazendo só pra te olhar nos olhos e sorrir.
Dêem uma chance pros caras legais.
Qualquer homem que não for um babaca vai concordar com isso, a vida é curta demais pra ficar reclamando de tudo que aparece no seu caminho, então pare e cheire as flores da vida, porque você pode nunca mais ter essa oportunidade.
Pare e aproveite, porque cada uma é diferente à sua própria maneira. 
Corra riscos, porque se não der tudo certo, sempre haverá mais flores para se cheirar.